O termo “in mold label" (rótulo no molde) deriva diretamente da sua técnica: um rótulo de BOPP (polipropileno) ou HDPE (polietileno de alta densidade) já impresso se coloca num molde de alguma embalagem de plástico a moldar que já tem a forma do produto final, por exemplo, a forma de uma embalagem de manteiga.
Em seguida, o plástico derretido que vai compor a embalagem é adicionado ao molde. Este funde-se com o rótulo e, durante a cura, assume a forma do molde.
Resultado: o rótulo e a embalagem fundem-se.
A rotulagem em molde (in mold labeling) pode ser feita nos seguintes tipos de processos de produção:
- Por injeção
- Por sopro
- Por termoformado
As vantagens do IML são as seguintes:
- Excelente qualidade de impressão
A impressão offset e a impressão flexográfica garantem imagens de alta resolução. Com um único rótulo pode-se decorar toda uma embalagem. Também são utilizados os sistemas de impressão digital com tintas UV, os sistema letterpress e em alguns casos também é utilizada impressão em serigrafia UV.
- Resistente
O IML resiste à umidade e a grandes alterações de temperatura, se tornando a melhor solução para decorar embalagens de plástico para produtos congelados e frescos.
- Menor custo e tempo de produção
A embalagem é produzida e decorada ao mesmo tempo. Não é necessário armazenar as embalagens moldadas sem decorar.
- Diferentes tipos de acabamentos
As embalagens de plástico podem ser decoradas com diferentes tipos de materiais. Bases rugosas, brilhantes, mate, transparentes e metalizadas vão realçar o seu produto no ponto de venda.
- Respeito ao meio ambiente
As embalagens de plásticos podem ser recicladas facilmente e completamente. Caso seja necessário mudar parte da arte do rótulo, a perda de material e tempo de produção é quase nula.