O processo de IML por injeção é baseado na injeção de material num molde. A técnica é geralmente utilizada com polímeros termoplásticos que mantem a forma inicial do molde. Durante o processo de IML por injeção, uma determinada quantidade de plástico líquido aquecido é injetada num molde sob alta pressão. O rótulo de IML é inserido no molde neste momento, fundem-se plástico e rótulo, logo o plástico esfria e solidifica já decorado na forma do molde.
O IML por injeção é utilizado para quase todos os tipos de embalagens rígidas, exemplo são as embalagens de margarina, queijos creme, copos de iogurte, copos de Cinema, baldes de tintas, etc.
O processo de IML por sopro é utilizado na produção de peças de plástico ocas. A técnica usada para produzir peças de plástico ocas inflando um tubo de plástico aquecido até preencher um molde com a forma desejada.
A matéria prima neste processo e um termoplástico no formato de pequenas pelotas ou granulados, o qual primeiro é fundido e conformado dentro de um tubo oco chamado tubo de sopro. O tubo de sopro então é preso entre dois moldes bipartidos e insuflado por ar comprimido, até que se adapte a forma do interior da cavidade (parede) do molde. O rótulo de IML é inserido no molde. Durante o processo de moldagem por sopro, o polímero derretido funde-se com o rótulo dentro do molde num ou em ambos os lados.
O resultado final é uma embalagem decorada, produzida em uma única etapa. Este tipo de moldagem é usado basicamente para a fabricação de frascos, potes para cosméticos e garrafas, onde se requer peças mais precisas e sem rebarbas.
O processo de termoformagem consiste no aquecimento de uma placa termoplástica plana, previamente extrudada, a fim de que amoleça sobre um molde macho ou fêmea, onde o ar é sugado por entre a placa e o molde para que o material adquira o contorno da peça.
A termoformagem é um dos mais simples e econômicos processos de transformação de plásticos e, apesar de todas as variações de processo que serão detalhadas aqui, consiste basicamente de cinco passos:
Usa-se a termoformagem principalmente para a produção de peças de grandes dimensões e que não possuam desenhos complexos, como caiaques, caixas de ar automotivas, gavetas de geladeira etc; ou então, para embalagens descartáveis que não teriam um custo compensador se fossem produzidas via injeção, por exemplo.
Existem algumas variações desse processo, incluindo: vacuum forming, vacuum snap back, pressure forming, twin sheet forming, plug assist, billow forming, free forming, drape forming, stretch forming, matched die forminge inline thermoforming.
A termoformagem IML simplesmente é a decoração do produto durante o processo de termoformagem. O rótulo IML é inserido no molde, fundindo-se com a folha plástica aquecida durante a formação da embalagem final. O resultado final é uma embalagem decorada, produzida em uma só vez.